Instruções do Exame

EXAME MICOLÓGICO DIRETO

Instruções para paciente


Pele:

Lesões secas e descamativas: Raspar delicadamente as bordas das lesões, com o auxílio de um bisturi e recolher o material em placa de Petri. Se as bordas não estiverem bem definidas, raspar toda a lesão. Raspar as lesões mais recentes quando estas forem múltiplas. Procurar obter o máximo de material possível. Nas lesões não descamativas, raspar as lesões com um bisturi para soltar as escamas da pele e, em seguida, passar um swab umedecido em salina nas lesões previamente raspadas, lavando o swab no frasco de salina até a formação de uma suspensão. Neste caso, encaminhar somente a salina. Nas lesões suspeitas de pitiríase versicolor (lesões esbranquiçadas) colher o raspado das lesões em placa de Petri.
Lesões vesiculosas: Obter fragmentos de vesículas por meio do uso de bisturi e colocá-los em placa de Petri, juntamente com o raspado (lesões comuns na região plantar). Notando a presença de grânulos, colha-os em salina estéril, juntamente com a secreção purulenta.
Pelos:

Colher os pelos com auxílio de uma pinça, preferencialmente nas bordas das lesões. Procurar retirar os pelos tonsurados de morfologia alterada juntamente com a raiz. Raspar também as áreas descamativas do couro cabeludo, principalmente nas bordas das lesões (área de alopecia) e colocar junto com os pelos na placa de petri.
Unhas:

O paciente não deve estar em uso de antifúngicos de uso tópico ou oral no momento da coleta.
Após o uso destes medicamentos, deve-se aguardar, no mínimo, 15 dias para realização da coleta ou conforme orientação do médico.
Pomadas e cremes comuns (lavar e realizar a coleta no dia seguinte).
Esmalte (retirar e voltar após no mínimo 72 horas para a coleta).
Unha com limpeza em manicure e pedicure (aguardar 15 dias).
Não tomar banho no dia da coleta.
Não lavar o couro cabeludo ou região da barba no dia da coleta.
Sempre que possível, informar a suspeita médica para direcionar melhor a pesquisa.